De antemão digo que, (frase cliche de mercado), depois da tempestade, vem a bonança. Então o que nos espera a frente é a tal da bonança. Isso porque as “pretensas” tarifas Norte Americanas contra os países (podemos dizer vs o Mundo e os mercados) teve até agora impacto pequeno (nos preços) mas enorme (nas demandas e nas confianças de modo geral).
Mercado de resinas plásticas, que são utilizadas em quase todos os produtos através de suas embalagens, materiais de construção, produtos de cozinha, farmacêutica, autopeças, tem sentido na carne a freada forçada do consumo de modo geral. E aí não estamos falando só de Brasil mas dos mercados Mundiais também.
A estimativas de players como transformadores plásticos, distribuidores, traders, fabricantes Petroquímicos e que no primeiro momento impacto imediato das tarifas Norte-Americanas, a freada no consumo (que já estava combalido) foi de 10-15% a menos em toda a cadeia produtiva.
O que o Sr. Trump fundamentou e conseguiu é criar volatilidade (para baixo), incertezas e medo, reafirmando assim seu papel de CEO do Planeta e reforçando a força dos USA perante todos.
Olhando com outra perspectiva, o que o USA fez agora, já deveria ter sido feito por governos anteriores e acabou por não ser feito. Mr. Trump na sua segunda temporada na Casa Branca não hesitou em puxar o gatilho comercial e mercadológico mundial…..das tarifas.
USA estava tendo déficits (perdas) enormes no comercio Mundial com seus principais parceiros a décadas, e de acordo com o Sr. Trump no ultimo ano, bateu a soma de USD 1 Trilhão de déficit.
Então nunca nos esqueçamos que toda história tem dois lados e os USA está mostrando o lado deles utilizando as ferramentas (diga-se, super poderosas) que eles detém em mãos.
Se existe algo difícil de prever e apontar é o futuro agora, pois o momento em que estamos vivendo hoje e como as coisas vão se desenrolar é uma rede de variáveis, onde qualquer uma delas em acontecendo, muda novamente o desenrolar das coisas.
Assim como a pandemia mudou a regra do jogo em 2019, o governo Norte Americano parece decidido em fazer o mesmo impulsionando ao máximo sua economia e soberania.
Cenas do próximo capitulo em breve!