O Baquelite (em portugues) foi o primeiro Plastico inventado pelo homem, isso a 117 anos atrás.
Em 5 de fevereiro de 1909 o quimico Leo Baekeland um Belga que trabalhava em NY criou o Bakelite e a partir dali o Mundo se transformaria com toda a gama de plasticos que viriam na sequencia.
Falando um pouco de como surgiu o primeiro plastico da história… Trata-se do polioxibenzimetilenglicolanidrido, ou seja, é a junção do fenol com o formaldeído (aldeído fórmico), formando um polímero chamado polifenol.
O Baquelite não é um termoplástico e sim um termofixo (ou termoendurecível). Ao contrário dos termoplásticos, que derretem quando aquecidos, o baquelite passa por uma reação química irreversível durante sua moldagem, tornando-se rígido, infusível e incapaz de ser derretido ou moldado novamente após endurecer.
O primeiro plástico feito de componentes sintéticos, nasceu em Yonkers, Nova York, em 1907, e patenteado em 7 de dezembro de 1909 (Patente dos EUA 942699A), tendo sido criada, em 1910, a General Bakelite Company para a exploração industrial de suas descobertas.
Alguns exemplos claros de uso do Baquelite são os: botões para uso em roupas, telefones (ainda os a disco), cambio automotivo, cabo de panelas, cabos de eletrodomesticos, sistemas eletricos e aparelhos eletro-eletronicos diversos.
A 117 anos começava a ERA DO POLIMERO PLASTICO!
